Exigências Fitossanitárias

A proteção sanitária vegetal é o conjunto de medidas adotadas pela agricultura para e evitar a propagação de pragas e doenças, especialmente as exóticas, em biomas, plantações ou áreas livres em que os organismos não contam com defesas ou mecanismos naturais de controle biológico.

Cada país estabelece regras para garantir a qualidade e segurança dos produtos comercializados. Entre os critérios mais comuns estão controle de pragas, resíduos e contaminantes e requisitos, como boas práticas agrícolas, boas práticas de fabricação e padrões de higiene operacionais.

O Certificado Fitossanitário (CF) atesta a condição fitossanitária da partida de plantas, partes de vegetais, produtos de origem vegetal e outros artigos regulamentados. No Brasil, é emitido pelo Ministério da Agricultura, quando solicitado pelo exportador.

O exportador faz contato com o comprador, que estabelece as regras para comercialização de produtos para o país. Em seguida, o interessado em exportar procura a Receita Federal e o Ministério da Agricultura para obter os documentos necessários.

Manual de Procedimentos para Tratamento Fitossanitário com fins quarentenários – 2015

Tratamento Fitosssanitário e Quarentenário

Fonte: Ministério da Agricultura (Exigências Fitossanitárias)


Comentários (0)


Deixe um comentário